sábado, 27 de abril de 2013

EXU CAMDOMBLE



DIA: Terça-feira
Cores: Preto (fusão das cores primárias)
Símbolos: OGO fálicos, falo ereto.
Elementos: Terra e Fogo
Domínios: Sex, Magic, união, poder e transformação
SAUDAÇÃO: Laróie!

Exu é o orixá da comunicação. Inspector do Axé, do que é feito, o comportamento humano. Tarefa que foi confiada por Olodumaré ou Olorum.
O que tem de receber as oferendas em primeiro lugar, a fim de garantir que tudo está indo para o trabalho em ordem. E garantir que o seu papel como um mensageiro entre Orun e Aiye (mundo material eo mundo espiritual) é plenamente realizado.
Uma vez accionado o controle é necessário, como é conhecido, com respeito ao movimento. Porque a fome é um dos motivos que levam o homem a se mover em direção a um objetivo, Exu come demais. Ao comer as plantações, é que as formigas são concedidos a Exu e montes de terra também. Ele é compreendido na África como um meio de movimento (nada a ver com o diabo cristão, mas o sincretismo e associá-lo em vários lugares), você come tudo o que puder, e que é "quente". Exu mora nas encruzilhadas.
A encruzilhada em primeiro lugar é caminho, enquanto todos eles. Qualquer pé do animal também são Exu como africanos. Exu é controversa, porque ele tem um temperamento perverso. Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se torna a unidade básica da existência humana. É o ego de cada ser e do grande companheiro do homem todos os dias.
Não há lugar, no passado, presente ou futuro que não pode ir Exu. A oriki (verso sagrado) que diz, inclusive, "Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que jogou hoje para amanhã."
Exu é o Orixá que, como ninguém, entende o princípio da reciprocidade, e se ele está satisfeito como deveria, você sabe muito bem compensar. Ele é a figura mais importante da cultura iorubá, a vida sem ele seria inútil, porque Exu é através, você começa com os outros Orixás.
Exu também está associada à sexualidade, a segunda apetite humano. O dia da semana: segunda (o primeiro dia da semana iorubá, que é de quatro dias, também).
Exu Existem infinitas lendas e mitos muito bom também.
Um deles, que "Exu, filho primogênito de Iemanjá com Orunmilá, o deus da adivinhação e irmão de Ogun e Oxossi era voraz e insaciável. Tem que ter todos os animais da aldeia em que vivia. Depois disso, passou a comer as árvores, a grama, tudo olhou para o mar. Exu Orunmilá previu então que não iria parar e acabar comendo os homens, e tudo que você ver seu rosto, chegando até mesmo a comer o céu. Ogun, então, ordenou a seu irmão para conter Exu a qualquer custo.
Para alcançar este objectivo, Ogun Exu foi forçado a matar, a fim de preservar a terra e os seres humanos criados. Mas, mesmo depois da morte de Exu, a natureza, pasto, árvores, rios, tudo permaneceu ressecado e sem vida, doente, morrendo. Um babalaô (representante de Orunmilá na terra) alertou Orunmilá de que o espírito de Exu estava com fome e queria ser saciado, ameaçando provocar a discórdia entre os povos como vingança pelo que haviam feito Orunmilá e Ogum. Orunmilá, então, determinado que toda e qualquer oferta que foi feita pelos homens a um orixá, teve uma festa em honra do Exu, e que esta parte seria anterior a qualquer outra, para ser mantido sempre satisfeito e assim permitir concórdia.

ESU - Òrìsà Princípio e movimento interligación. Algum tempo dois amigos de infância, nunca defendeu, que se esqueceu de fazer a oferta, devido à Exu. Eles foram para o campo para trabalhar, cada um na sua. As terras eram vizinhas, separadas por um rio estreito. Exu um pouco irritado, pela negligência dos dois amigos decidiram preparar, à sua maneira, um aviso por esquecimento. Ele decidiu colocar uma tampa na extremidade, no lado direito e branco esquerdo vermelho. Ele estava andando ao longo do rio a passar pelo meio dos dois amigos e os cumprimentou educadamente "Tenha um bom trabalho amigos". E eles gentilmente respondeu: "Boa viagem, meu amigo." Quando Exu foi embora, o homem do campo para a direita, ele diz a seu amigo: "Quem é este boné branco desconhecido?". Sua tampa era vermelho!, Respondeu à esquerda. Não! Tenho certeza de que era branco! Impossível! Responde o amigo, era um distintivo vermelho! Ele era branco, eu te digo! Você está tentando mentiroso? Foi caramba vermelho! que você está tentando me cegar?
Os dois amigos estavam certos. Mas foram desconfiança furioso do outro. Irritado, começou a atacar caindo limp. Exu tinha sido vingado! Isto não teria acontecido, se conheceram Exu, que pode ser muito benevolente, se ele é tratado com consideração e generosidade. Existe uma maneira inteligente de obter um favor de Exu, é preparar um golpe de Estado mais esperto que o preparado eles dois amigos.
A lenda continua, explica
Diz-se que Aluman estava desesperado por uma grande seca. Seus campos estavam secos ea chuva que nunca veio. O grito de gado sedento e rios cobertos de folhas mortas das árvores. No Orixá invocou ouviu suas queixas e gemidos. Aluman decidiu então Exu oferecer grandes pedaços de carne. Exu comeu bem, esta excelente oferta. Apenas Aluman esta carne foi temperada com muita pimenta. Exu estava com sede. Uma sede tão grande que todos os jarros que tinham em casa, e aqueles com os seus vizinhos, não foi suficiente para matar sua sede. Exu correu para o tap (torneira) chuveiro e abriu desesperado. A água caiu. Estava caindo dia e noite. No dia seguinte ... no dia seguinte, sem parar. Campos de Aluman ficou verde todos os vizinhos de Aluman cantaram sua glória, pássaros felizes, e furioso rio correu novamente. Exu grato Aluman ofereceu, desta vez, um ponto a carne também. Em todas as coisas, assim também é o inimigo do bom.

Um dia Orunmilá Oxalá saiu em busca de seu palácio. Orunmila e sua esposa queria ter um filho. Chegando ao palácio, Exu Oxalá Yangui encontrado sentado à esquerda da entrada principal. Dentro do palácio e de frente para o velho rei, Orunmilá fez seu pedido, ouvindo uma resposta negativa. O velho rei tinha dito, ainda não era hora para a chegada de uma criança. Orunmilá insatisfeito enquanto Curioso, Oxalá perguntou quem era aquele cara que estava sentado na porta do palácio e pediu-lhe para levá-lo como filho. Oxalá disse que não seria um filho ideal. Orunmilá tão insistente que finalmente ganhou a graça de Oxalá. Tempo depois Exu nascido filho de Orunmilá. Seus pais ficaram horrorizados ao descobrir que Exu nascido falar e ele comia o que estava por perto. Exu se aproximou de seu pai Orunmilá também para comer. A raiva adivinho, pegou uma espada e partiu para matar o filho. Exu rapidamente fugiram. Mas Orunmilá, cada espaço sagrado do céu e atingiu-o com a espada cortou a Exu em 201 pedaços. E isso em outro espaço novamente juntar-se aos 201 peças, transformando de volta em Exu. Eles ficaram até o final e não ter saída, e que, se ele comeu seu pai e não teria mais o que comer, eles chegaram a um acordo. Exu voltou tudo o que eu tinha comido, inclusive sua mãe e em troca seria sempre servido em primeiro lugar em todos os rituais.
(Reginaldo Prandi)

ESU yangi A primeira criação
Aquele que é ESU AGBA Ancestral
Keta IGBA proprietário cabeça ESU - IGBA Odu
Okoto ESU proprietário evolução - O Caracol
ESU OBASIN O pai de todos Exu
ESU ODARA de felicidade
EBO OJISE ESU Quem leva a mensagem aos orixás
ESU ELERU O transporte de carga inicia
ESU ENUGBARIJO Aquele que traz prosperidade
ESU Elegbara que detêm o poder da transmutação
Proprietário ESU BARA movimento humano
Proprietário OLONAN ESU todos os caminhos
Proprietário OLOBÉ ESU instrumento ritual (OBE)
ESU ELEBÓ que recebe as oferendas
ESU ODUSO Quem vigia os oráculos
ESU óleo ELEPO dendé Proprietário
ESU INA Of Fire - reconhecido no IPADE

Fonte: Site

Licença em claro que a FOTOS, lendas, histórias ETC. NOSSA PROPRIEDADE NÃO SÃO MENOS DE TOMAR UMA LENDA QUE PERTENCE A DIZER bússola mágica, e também quer entender que (MAGIC COMPASSO E ANEXO não é um fórum para discussão), em caso de erro de tradução sabe que há qualquer desculpa DESDE JÁ OBRIGADO PELA COMPREENSÃO. Ashe muitas bênçãos e vida muito boa!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial