sábado, 27 de abril de 2013

EXU VENTANIA (legenda e um pouco de cultura)



Ventania Exu ou Exu sete ventanias
Exu ventania tem um enorme poder de agir sobre os ventos e as tempestades de qualquer tipo, tais como chuva, granizo, maremotos, terremotos, etc.
Eles vêm na forma de um espírito escuro, e conformação do corpo é perfeito, ou seja, envolta em nuvens de fumaça preta e pés não aperecem em forma de funil, semelhante a um ciclone. Exu ventania trabalhar com animais peçonhentos e cobras venenosas, principalmente sapos.
Sobre Ventos de Exu

A escultura (veja a foto no final da postagem) foi executado com este título há 8 anos na oficina de Avenida Garibaldi, em Salvador, Bahia, e está situado na entrada do Cravo Parque das Esculturas Parque Metropolitano de Pituaçu espaço, como escultura mais importante por sua característica e monumentalidade.
O trabalho foi adquirido pessoalmente pelo prefeito Pablo Conde quando Salvador inaugurou o monumento ao Sr. Luis Eduardo Magalhães. A operação é realizada pela empresa LAMSA que medeia a aquisição e instalação da linha amarela, se possível, um cruzamento de estrada local.
A escultura não era para ser adorado por qualquer grupo religioso ou componente, é uma escultura contemporânea, como muitos dos meus contemporâneos, inspirados, alguns deles nas figuras lendárias dos orixás do candomblé, submetendo-a sem documentos ou ortodoxia iconográfica.
O título de "Exu dos Ventos", de modo (ou se você gosta de "tempestades") está fora da liturgia religiosa afro-baiana e Orungan é que é o senhor dos ventos. Esta é uma montagem de grandes proporções e, estranhamente, paradoxalmente, usada para cortar (lixo) um alívio monumental cruz cristã, corra para um dos lados do edifício histórico da Câmara de Comércio Bay.
O que eu acho que é importante para a criatividade nas artes visuais é enriquecer a cultura humana. Os temas podem ser inspirados por qualquer denominação religiosa ou personagem mítico, sem a necessidade de função exclusivamente religiosa.
Para o artista, o que importa é a inspiração motivador, não precisa estar diretamente envolvido com o culto religioso, em seu lugar. A arte ao longo dos tempos, tem contribuído para a cultura, enriquecedora. O que a arte enriquece a tradição interpretativa se multiplicam, assim quebrando a rigidez da ortodoxia religiosa ou secular.
Religiões chamadas, que têm uma rica tradição nas artes, o que poderia representar o mesmo motivadores de culto tribal Africano. A restrição da liberdade de interpretação em lettering arte para a intolerância eo obscurantismo.
O "Exu dos Ventos" é uma escultura livre de preconceitos, o que representa apenas a interpretação ea criatividade de uma simbólicos e míticos ancestrais raízes estão na África. A mesma África que, segundo estudiosos, deu à luz a sociedade humana.
Este é o "Ventos Exu" uma escultura móvel (celular), na qual o corpo percebe apenas apoiado no chão, com as costelas que servem para segurar a escada em que equilibra o tronco e dois braços que extremamente geometrizados por sua vez, é encimado por uma cabeça em forma de perceber que um olho e dois chifres.
Todo o tratamento da escultura é feita em planos simétricos angulares conjuntas. A existência dos chifres na figura é uma das poucas performances de arte baianos populares, como o Orixá Exu, na África, é adorado como um falo preso em um monte de terra.
Criatividade é a ideia do autor através de um processo metafórico em que a questão da motivação é transfigurado pelo artista, que, em seguida, torna-se uma representação do não-religioso, mas artística.
Durante os últimos 50 anos de minha atividade como artista, eu usei os temas abordados mais ou menos representações figurativas, muitos deles inspirados pelo Africano panteão figuras Bahia, indígena e cristã.

Fonte: Site

Licença em claro que a FOTOS, lendas, histórias ETC. NOSSA PROPRIEDADE NÃO SÃO MENOS DE TOMAR UMA LENDA QUE PERTENCE A DIZER bússola mágica, e também quer entender que (MAGIC COMPASSO E ANEXO não é um fórum para discussão), em caso de erro de tradução sabe que há qualquer desculpa DESDE JÁ OBRIGADO PELA COMPREENSÃO. Ashe muitas bênçãos e vida muito boa!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial