segunda-feira, 15 de abril de 2013

Obrigação de sete anos (odu ejé)




Só quando fizer a obrigação de sete anos Odu ejé é que um filho de santo será considerado um Egbomi.
A obrigação de sete anos é tão grande e importante quanto a feitura, nessa obrigação é que será definido se o Egbomi irá abrir uma casa ou não. Se sim, o sacerdote entregará para o Egbomi no ato da festa seus pertences (jogo de búzios, efun, favas, sementes, tesoura, navalha, tudo que vai precisar para iniciar Iaôs) e indispensávelmente o seu "Osun" Ou "Adosun" (um cone que fica no centro da cabeça no ritual da sua feitura de Iyawo) com a função de transmitir o poder espiritual chamado de axé). No Ketu é chamdo Odu Ijê com Oyê, em outras nações é chamado de Deká, Peneira, Cuia, etc.

Caso o Orixá da pessoa não queira abrir uma casa e queira continuar na roça, o Orixá depositará os objetos recebidos nos pés da Iyalorixá ou Babalorixá e sua filha não abrirá uma casa, continuará na roça onde normalmente receberá um posto para ajudar no ilê onde foi iniciado.

Quando o Orixá aceita a Egbomi receberá todas as homenagens dos presentes pois está sendo consagrada como uma nova Iyalorixá se for homem Babalorixá. Nesse caso terá que providenciar uma casa para onde será levado seus assentamentos dos Orixás e iniciar um novo Ile axé.

Odu ejé, orò odún kéje ou odum ejé são nomes pertinentes a obrigação de sete anos, que pode ocorrer a partir dos sete anos de feitura de santo de um elegun, iaô ou outro iniciado, desde que estes tenham pago suas obrigações de um (1) ano odú Kíní e três anos odú kétà.

Esta obrigação é uma das mais significativas e impotantes na vida de um iniciado, pelo fato de marcar um novo ciclo, adquirindo posição ou statos na hierarquia familiar do candomblé, pois é um rito de passagem de iaô para ebonmi.

Dependendo do espírito de iniciativa, liderança e aptidão, que esta pessoa tenha no ciclo de convivência do povo do santo, pode ser pronunciada a comunidade, pelo seu babalorixá ou iyalorixá a continuar no ile axé de iniciação, agora como sacerdote ou sacerdotisa, ocupando cargos como iamorô, iyalaxé, sarapembê, iyaefun etc. Ordinariamente se ouve dizer que "fulano de tal" recebeu o cargo na obrigação de sete anos.

Neste sagrado ritual, o novo ebonme estará apto também a tornar-se um Babalorixá ou Iyalorixá para fundar o seu próprio ile axe, dependendo da confirmação no jogo de merindilogun consultado previamente. Daí a obrigação de odu ejé é programado e feito com outro ritual chamado de Oyê.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial