quinta-feira, 12 de setembro de 2013

canela


Foto de ILÉ ASÉ ONAN LAYÓ.


A caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia.
As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada naculinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolatee licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.

A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitário

No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638.

O USO MEDICINAL:

Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne.

No referido à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel.

O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.

Também os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mal hálito como refrescante bucal.

O pó da canela espanta moscas e insetos em geral, por isso antigamente ela era usada em cima de diversos doces e iguarias.


Estudos indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos) .
Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos. Não se sabe ao certo se o consumo de canela é efetiva no combate à hipertensão arterial. Há três estudos em andamento monitorando a questão do efeito na pressão sangüínea.


O USO NOS CULTOS AFRO:

Existem várias controvérsias quanto ao uso da canela nos cultos afro. A primeira é que ela não seria totalmente reconhecida como erva de orixá e não ser reconhecida como tal.

Na Umbanda e Omolokô ela pertence à Ogum, tendo em vista que é uma erva quente, ligada aos chakras sanguíneos, mas apesar disso durante o banho nem a folha nem os paus vão na cabeça. E o pó de canela entra em pembas, banhos de Exu e Orixá, comidas e bebidas de Exú, entre mil outras coisas.

Na maioria das nações de candomblé tudo que é perfumado, cheiroso e refrescante pertence à Oxalá.

Controvérsias à parte, a canela é o condimento mais usado e conhecido no país para banhos, chás, incensos, simpatias e inúmeras outras finalidades.

Seu sabor é quente, doce, terroso. Diz se ter dons afrodisíacos e é muito utilizada como banho atrativo e pra fins de ter lucros financeiros e abrir caminhos.


USO EM MAGIAS ESOTÉRICAS:

Atributo Mágicos - cura falta de dinheiro, nos traz poderes psíquicos, buscas espirituais, amor, sucesso, limpeza, purificação, bênçãos, melhoria das comunicações e também auxilia na meditação.


A canela pode ser usada para atingir um estado superior de espiritualidade e como um auxilio a clarividência e estimular os poderes psíquicos.

Da um impulso a sua criatividade e também pode ser utilizada para reforçar sua vontade e determinação.

A energia da canela torna um complemento ideal para a prosperidade e o sucesso de magias para o dinheiro e aumentar seu poder profissional e auxilia em empreendimentos.

Polvilhar um pouco de canela em seu brinde ou no café com leite pela manhã pode ajudar a melhorar o negócio e também torná-lo propício a riqueza.

Para se proteger da fofoca ou da inveja, coloque um pedaço minusculo de canela junto ao seu chacra cardíaco. Polvilhar um pouco de canela sob o telefone ou no chão frente a porta de entrada, pode ajudá-lo a evitar pessoas indesejáveis de legar ou aparecer de volta.

Chupando um doce sabor de canela, ou mesmo mastigar uma pequena lasca do pauzinho de canela, antes de você fazer uma apresentação ou um discurso, pode ajudá-lo a ser mais eloquente.

A próxima vez que você lavar o chão, adicione uma pitada de canela a água para aumentar o lucro do seu negocio. Isto é especialmente eficaz se for feito em sua cozinha para ajudar toda a família a prosperar na vida.
 — 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial