quinta-feira, 12 de setembro de 2013

carvão (kiribum)





Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.

Considerado um fitoterápico, o carvão vegetal para uso medicinal (carvão ativado) provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas e serragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhe confere a capacidade adsorvente.

Desde a antiguidade já se conhece o uso do carvão vegetal. No antigo Egito era utilizado na purificação de óleos e para aplicações medicinais. Na segunda guerra mundial foi utilizado para remoção de gases tóxicos devido a sua capacidade adsorvente sendo um material extremamente poroso. E entre os índios brasileirostambém há registro de uso, misturado às gorduras animais no tratamento de tumores e úlceras malignas.

Estudos químicos utilizando carvão ativado detectaram uma redução significativa na produção de gases intestinais nos pacientes tratados, eliminando os desconfortos abdominais. É ainda um notável condutor de oxigênio, sendo um extraordinário eliminador de toxinas.

Devido a sua rapidez de ação, o carvão vegetal é considerado ainda um agente útil no tratamento de envenenamentos. O carvão ativado liga-se ao tóxico residual no lúmen do trato gastrointestinal e reduz rapidamente a absorção deste.

O carvão vegetal tem a propriedade de adsorver substâncias que, em contato com bactérias intestinais, contribuem para a produção de flatulência. Diante dos resultados de estudos, o uso do carvão vegetal é indicado em casos de dores no estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarreias infecciosas, disenteria hepáticas e intoxicações.



O USO NA RITUALÍSTICA AFRO:

O carvão representa o sangue negro na natureza, transmitindo estabilização de forças contrárias, ocultismo, isolamento e vibração energética vegetal.

Além do muito difundido uso como agente da defumação, ele serve como catalisador energético nos assentamentos de Exú, por isso sempre em muitas casas, principalmente umbandistas, tem do lado das estátuas ou ibás Exu, um colobó onde tem um kiribum em formato fálico, e sempre se derrama nele cachaça.

Muito usado em simpatias domésticas como purificador de ambiente, é comum devido à facilidade do acesso à esse item, se ver em casa de algumas pessoas, um pedaço de carvão dentro de um copo com água para este absorver a negatividade ambiente

O pó de carvão é muito usado em ibás Exu para firmar a argila e manter a cor preta.

Nos orôs de Umbanda vai um kiribum em cima de um padê, e este é alimentado pelo ejé também, segundo a sabedoria dos mais velhos, esse kiribum purifica e acalma o ejé, e neutraliza qualquer efeito negativo ou intervenção de ajés no momento do sacrifício.

1 Comentários:

Às 21 de janeiro de 2020 às 17:48 , Blogger Unknown disse...

Muito bom adquirir conhecimento com quem os tem parabens,vem agregar as sabedorias do conhecimento....axé

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial