sábado, 16 de novembro de 2013

MALVA-CHEIROSA








Também chamada de malva-de-botica, malva-alta e malva-grande.
É uma planta nativa da Europa, Ásia e África. Pertence à família Malvaceae e seu nome científico é Malva sylvestris L.. É uma planta herbácea anual ou bianual, de até 1 m de altura, com folhas alternas, glabras ou pilosas, palminérvias, riniformes ou cordiformes e com margens lobadas e serreadas. Suas flores são púrpuras ou de variações de rosa, surgindo na primavera e no verão

É uma planta que corresponde à vibração do Orixá Oxossi com intermediação para Oxalá, representada pelo Caboclo Arruda e relacionada ao Exu Campina (81).
Em termos medicinais, a malva-cheirosa apresenta propriedades adstringentes, expectorantes e cicatrizantes e é utilizada em banhos, gargarejos, contusões, hemorróidas e inflações de boca e garganta; as flores de malva-cheirosa têm sabor adocicado e podem ser consumidas em saladas ou cristalizadas para serem usadas como enfeites em confeitaria (82).
Pesquisas têm registrado os conhecimentos etnobotânicos sobre essa planta: utilizada como planta medicinal na Itália (83); folhas e flores utilizadas como alimento e chá na Turquia (84); e, utilizada como planta medicinal em Portugal .

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial