sábado, 7 de dezembro de 2013

EBOS


Em Ioruba ebo significa sacrifício. Logo podemos dizer que ebo é um sacrifício realizado para atender alguma finalidade pois através de oferendas feitas para os Orixás, Odú, Eguns e outras divindades com o intuito de uma limpeza espiritual, apaziguar um problema, alcançar algum objetivo, agradar as divindades sempre buscando um equilíbrio.
Ebos são rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A composição de cada Ebó depende da sua finalidade, e os seus componentes vão desde bebidas a frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, óleo de palma, louças, entre outros.
Os ebos não podem ser manipulados por qualquer pessoa. Somente um Babalorixá ou Iyalorixá tem o conhecimento para a realização deste ritual. Normalmente é através de um jogo de búzio que os babalorixas e/ou iyalorixas são orientados pelos Orixás qual ou quais ebos serão necessários serem realizados.
Um exemplo de Ebo que podemos citar é Ebo para prosperidade através do Orixá Ogum:
Componentes:
01 alguidar de barro
01 Inhame do norte inteiro
07 moedas de mesmo valor
Mel
Dende
7 velas branca
Como Preparar:
Cozinhe o inhame, preferencialmente na brasa. Abra o inhame no meio e coloque-o sobre o alguidar com a parte aberta para cima. Na palma de uma mão coloque mel e na outra dente. Passe sua mão uma em cada banda do inhame fazendo seus pedidos. Coloque as moedas enfiadas levemente no inhame e ascenda as velas chamando por Ogum. Esta oferanda deve ser colocada em uma estrada, preferencialmente no pé de uma árvore bem grande.
Lembre-se que Ogum é um orixá que gosta de barunho, logo seus pedidos devem ser feitos em voz alta.
Portanto, quando encontrar alguma oferenda na estrada, rua ou qualquer local, lembre-se que toda oferenda serve para beneficiar alguém. Não acredite no dito popular que trara esta oferenda como " macumba ".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial