quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

LÈKÉ DE ÒRÚNMÌLÀ - COLARES OU PULSEIRAS DE CONTAS







OTUTU OPON, é como são chamados os Ilèké (jóias) de Òrúnmìlà, são colares ou pulseiras de contas intercaladas, nas cores marrom e verde (representando Èsù e Òsànyín, divindades essas indispensáveis ao Culto a Òrúnmìlà)...
São usados pelos iniciados no Culto a Òrúnmìlà (OMO IFÁ, AWO IFÁ, BÀBÁLÁWO, OLÚWO, ETC..).
Tanto para demonstrar sua Iniciaç...ão..., ou seja, que são filhos e devotos de Òrúnmìlà, quanto para Ikú saber quem são os filhos de Ifá, e assim, não levá-los antes do dia marcado, dia este, que foi determinado de acordo com o que foi combinado entre Olódùmarè e o Elédá de cada um...
"Uma vez Ifá prometeu aos seus devotos longevidade, porém, Ikú a morte, estava levando alguns devotos de Ifá antes de cumprirem seu tempo aqui no mundo. Os devotos de Ifá todos chateados com ele, foram até Ele para questionar o que estava havendo, Ifá sem entender pediu aos seus filhos que aguardassem, e em breve isso teria uma solução. Ifá então foi até Ikú e questionou:
- Porque razão você está levando meus filhos antes do tempo certo?
Ikú responde:
- Me desculpe, mais é tanta gente no mundo, como saber quem é ou não seu filho. Ifá respondeu:
- Bem, a partir de hoje então, todos os meus filhos irão utilizar em um dos punhos ou como colar, o OTUTU OPON, e verás que esses são meus protegidos. A partir dai, nunca mais Ikú levou um devoto de Ifá antes de seu tempo.

É ensinado por alguns Bàbáláwo, que esse colar ou pulseira só pode ser usado por quem de fato é iniciado em Ifá, pois é com o pó de iyerosùn que a mesma é sacralizada, além de outros condutores de axé.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial