segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Orungã







Orungã é o filho de Aganju com Iemanjá, combinação de Orun, Céu, e de Gan, Elevado. Por fim o nome Orungan pode ser traduzido como, Elevado ao Céu.
Orungan está relacionado ao Khekhem, ou a região livre de ar, na realidade Orungan é o regente do espaço entre a Terra e o Céu, Orungan com o filho da Terra, Aganju, e da Água, Iemanjá, passa a ser o próprio Ar personificado. Orungan é um Deus de grande fundamento dentro do culto de Ifá, na realidade Orungan nasceu no Odu Ofun e por esta razão o Ofun é chamado de Orungan. Orungan é o pai do oráculo de Ifá, é o Deus mais belo de toda a criação. Orungan habita a pele das pessoas e dos seres, ele é o dono da pele e da juventude. Rege tudo o que é coberto pela pele, seres humanos e animais. Orungan representa o amor proibido e tudo o que ocorre em segredo, dizem que sua beleza era irresistível a tudo e a todos.
Quando olhamos um Orixá, o primeiro que se reflete é Orungan, Orungan possui muitos itans e fundamentos importantes dentro do panteão dos Deuses Africanos, assim como Xangô ou Exu, Orungan é o verdadeiro Deus dos Espelhos, é o Deus do Ar que respiramos, da pele que nos protege e da Atmosfera que protege o a Terra e a Vida, quando nos olhamos no espelho, o primeiro que se reflete é Orungan.

Afefê

Afefê é o Deus dos Ventos, ele é o próprio vento personificado, possui estreita ligação com Xangô.

Ofo Imalé Afefê

Babá Afefê jejé
Babá efufu legelege
Babá Afefê jejé
Legelege Aferife
Afefê iku.

Tradução

Pai Afefê rodopia
Pai que pode sopras suave
Pai Afefê rodopia
Vento misterioso
Vento da morte.
oloje iku ike obarainan

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial