terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ablânia










Ablânia - Aquele que está Dando os Primeiro passos no Candomblé, sem compromisso fiel ao Orixá. 
Conhecendo sobre o Axé da casa, e após esta trajetória pode ser um Yahoo  assim tendo compromisso com a Casa.
Yaô- Aquele que já passou por Abiã e agora feito o santo passa a ser um Yaô cumprindo com suas obrigações na casa de santo. 
Cumprindo suas obrigações de 1, 3, 5 ( em algumas casas ), 7 tornando assim um Egbomi .
Chamado de Yaô , Muzenza, Kadango ou Unheta !
E Aproveitando Posto o Manual do Bom Yaô
Manual do bom filho de santo - Yao - Iaô.
Conhecimentos do Candomblé, cultura, devoção, respeito ao orixá e a si próprio.
Percebendo que com a modernidade dos tempos a religião espírita tede a adaptar-se a atualidade, encontrei um ótimo documento que é o “Manual do Yahoo (iaô, Yao = Filho de santo). neles estão a conduta do filho de santo (Omo Orixá), no caso um Yahoo que é nada mais, nada menos que um recém iniciado dentro do candomblé (culto ao orixá), ele pode variar muito de barracão para barracão (casa de santo), de nação para nação (ketu, jeje, angola, nagô, e fon), e da filosofia do babalorixá (o modo ao qual o pai de santo foi doutrinado em sua casa).

O manual do bom filho de santo não é só para os iniciados, pois a palavra Iaô (Yawo) significa esposa, um filho de santo é Yawo até seus 7 anos de obrigação paga dentro do Candomblé (isso é ele tem que tomar a obrigação de sete anos para deixar de ser um Iaô e se tornar um ebomi, dai ele poderá deixar de comprar várias obrigações de um Yahoo (novo de santo), pois deixou de ser uma criança na casa, e exercendo um grau acima, podendo até em alguns casos abrir seu próprio barracão (terreiro, Ilê axé, casa de santo, barracão), se tornando um babalorixá (pai de santo), se no caso ele tiver um cargo de santo (carma espiritual que implica em cuidar de outros filhos de santo).
Então vamos ao que interessa, esse texto sobre a conduta do filho de santo dentro de uma casa é muito importante para o equilíbrio da própria, pois uma casa Orixá não tem prosperidade se não houver respeito e designação das hierarquias (1º Pai de santo, 2º ekedi, ogã, 3º ebomi, 4º filhos de santo .

Gostaria muito que os Omo orixá (filhos de santo) já iniciados dessem uma lida no conteúdo abaixo, pois será de grande proveito, e os que estão querendo se iniciar dentro da Religião tanto do Candomblé quanto da Umbanda leiam com atenção o que é uma vida de devoção e respeito ao seu Orixá, o Orixá do Pai de santo, seu Ori (sua cabeça) e os demais postos dentro do Ilê axé (casa de santo).

Yahoo ou Abiã, Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoreiro.
Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é.
O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo.
Não é errado, é diferente de sua casa.
Além do mais, comentários sempre são feitos depois.
Vai que tem alguém conhecido escutando?

Yahoo ou Abiã, Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém.
Isso é regra.
Sempre.
Respeito é bom e conserva os dentes.
Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o pai de santo e irmãos em determinadas brincadeiras de mau-gosto.
Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora.
Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

Yahoo ou Abiã, Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa.
Shortinhos e tops devem ser usados somente pra ir ao baile funk.

Yahoo ou Abiã Sempre que for servir alguém mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir

Yahoo ou Abiã, Benção foi feita para ser trocada.
Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não a ela própria.
Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.

O Yahoo ou Abiã,Quando você estiver em uma roda de pessoas dentro da sua casa de santo ou de outro barracão qualquer, abaixe o seu ori e peça a benção até o periquito que estiver chegando, você não sabe quem é ele e ele pode ser bem mais velho que você, um tio de santo ou qualquer outro egbomi, é preferível você pedir a benção a alguém mais novo do que errar passando por cima dos mais velhos.
Lembre-se que para nosso Zelador (a) seremos sempre YAO. (Como para nossa Mãe carnal, seremos sempre crianças).



O Yahoo ou Abiã ,Não deve retrucar seu- pai - santo da frente de outras pessoas mesmo se forem seus irmão se tem algo que vc não gostou converse com ele.

O Yahoo ou Abiã não deve bater boca com seus irmão ,isso é falta de educação de axé uma boa conversa resolve tudo ,se não revolver ai sim levam o problema para o pai de santo O Yawo ou Abiãn,Caso tenha algo para falar que não esteja concordando, discretamente peça um minuto da atenção do pai de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo.
Dar um escândalo no meio do barracão não é postura de um filho de santo, e você ainda corre o risco de tomar um fora na frente de todo mundo.

Observando que algumas dessas regras são para os que já se iniciaram no santo ,mais se desde agora nos concretizamos fiara muito mais fácil 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial