quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Lenda Africana - O espelho da Verdade, O espelho de Olorum


Conta uma tradição oral de matriz africana que no princípio havia uma única verdade no mundo. 
Entre o Orun (mundo invisível, espiritual) e o Aiyê (mundo natural) existia um grande espelho. 
Assim tudo que estava no Orun, se materializava e se mostrava no Aiyê. Ou seja, tudo que estava no mundo espiritual se refletia exatamente no mundo material. 
Ninguém tinha a menor dúvida em considerar todos os acontecimentos como verdades. E todo cuidado era pouco para não se quebrar o espelho da Verdade, que ficava bem perto do Orun, e bem perto do Aiyê.

Neste tempo, vivia no Aiyê uma jovem chamava Mahura, que trabalhava muito, ajudando sua mãe. Ela passava dias inteiros a pilar inhame. 

Um dia, inadvertidamente, perdendo o controle do movimento ritmado que repetia sem parar, a mão do pilão tocou forte no espelho, que se espatifou pelo mundo. Mahura correu desesperada para se desculpar com Olorum (o Deus Supremo).Qual não foi a surpresa da jovem, quando encontrou Olorum calmamente deitado à sombra de um iroko (planta sagrada, guardiã dos terreiros). Olorum ouviu as desculpas de Mahura com toda a atenção, e declarou que, devido à quebra do espelho, a partir daquele dia não existiria mais uma verdade única.E concluiu Olorum: "De hoje em diante, quem encontrar um pedaço de espelho em qualquer parte do mundo, já pode saber que está encontrando apenas uma parte da verdade, porque o espelho, espelha sempre a imagem do lugar onde ele se encontra".

Minha nota: 
E, para entendermos o real significado da vida, é necessário que possamos compreender que não há uma única verdade, não há um único pensamento, não há um único caminho, não há um único ser... E se juntarmos cada pedaço que há dentro de nós com o outro, reconstruiremos o espelho sagrado, e então Deus poderá finalmente, refletir e mostrar que apenas juntos, podemos chegar até Ele.

1 Comentários:

Às 3 de setembro de 2020 às 19:45 , Blogger Unknown disse...

Lindo. Forte

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial