sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Nomes Dos Toques Dos Orixás Na Nação Ketu Com Áudio E Vídeo



Trazendo agora os significados e o áudio dos toques de atabaques da Nação Ketu doCandomblé com os ritmos e o vídeo com as batidas e seus respectivos significados.

Os atabaques do Candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos Ogãs nos atabaques menores sob o seu comando.

É o Alagbê que começa o toque, e é através do seu desempenho no Rum que o Orixá vai executar a sua coreografia de dança, sempre acompanhando o floreio do Rum.

O Rum é que comanda o Rumpi e o Le.

O Agogô, tocado para marcar o Candomblé, também de tradição Alaketo, chama-se Gan. As Varetas usadas para tocar o Candomblé nos Atabaques, chamam-se Aguidavis. Também se utiliza ainda o Xequerê.


Nomes Dos Toques Dos Orixás Na Nação Ketu:
ADABI – Bater para nascer é seu significado. Ritmo sincopado dedicado a Exú.


ADARRUM – Ritmo invocatório de todos os Orixás. Rápido, forte e contínuo marcado junto com o Agôgô. Pode ser acompanhado de canto especialmente para Ogum.


AGUERE – Em Yorubá significa “lentidão”. Ritmo cadenciado para Oxóssi com andamento mais rápido para Iansã. Quando executado para Iansã é chamado de “quebra-pratos”


ALUJÁ – Significa orifício ou perfuração. Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Xangô (Roda de Xangô).


BRAVUM – Dedicado a Oxumaré .Ritmo marcado por golpes fortes do Run.


HUNTÓ ou RUNTÓ – Ritmo de origem Fon executado para Oxumaré. Pode ser executado com cânticos para Obaluaiê e Xangô


IGBIN – Significa Caracol. Execução lenta com batidas fortes. Descreve a viagem de um Ancião. É dedicada a Oxalufã.


IJESA ou Ijexá– Ritmo cadenciado tocado só com as mãos. É dedicado a Oxum quando sua execução é só instrumental.


ILU – Termo da língua Yorubá que também significa atabaque ou tambor.


BATA – Batá significa tambor para culto de Egun e Sangô . Ritmo cadenciado especialmente para Xangô. Pode ser tocado para outros Orixás. Tocado com as mãos.


KORIN- EWE – Originário de Irawo, cidade onde é cultuado Ossain na Nigéria. O seu significado é “Canção das Folhas”.


OGUELE – Ritmo atribuído a Obá. Executado com cânticos para Ewá.


OPANIJE – Dedicado a Obaluaiê, Onile e Xapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa “o que mata e come” (Olubajé)


SATÓ – A sua execução lembra o ritmo Bata com um andamento mais rápido e marcado pelas batidas do Run. Dedicado a Oxumaré ou Nanã. Significa a manifestação de algo sagrado.


TONIBOBÉ – Pedir e adorar com justiça é o seu significado. Tocado para Xangô

Avamunha, vamunha, avaninha são nomes dado ao toque ou ritmo entoado pelos atabaques, (instrumentos litúrgico da religião afro-brasileiro).

É tocado em todos os terreiros de Candomblé da nação Keto pelos sacerdotes OganAlabe, no sentido de reunir e dispersar os filhos de santo e Orixá.

Vídeo Com Todos Audio Dos Toques Do Candomblé

 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial