sábado, 5 de dezembro de 2015

Nanã Tem Um Filho Com Oxalufã: Lenda


Conta a Lenda que Nanã tem um filho com Oxalufã, ela era considerada grande justiceira. Qualquer problema que ocorresse, todos a procuravam para ser a juíza das causas. Mas sua imparcialidade era duvidosa.

Os homens temiam a justiça de Nanã, pois se dizia que Nanã só castigava os homens e premiava as mulheres. Orixá Nanã Buruku tinha um jardim com um quarto para osEgunguns, que eram comandados por ela.

Se alguma mulher reclamava do marido, Nanã mandava prendê-lo.
Batia na parede chamando os Egum.
Os Eguns assustavam e puniam o marido. Só depois Nanã o libertava.

Ogum foi reclamar a Ifá sobre o que ocorria.
Segundo Exu, conhecido como bisbilhoteiro, Nanã queria dizimar os homens.
Os orixás reunidos resolveram dar um amor para Nanã para que ela se acalmasse e os deixasse em paz.


“Orixá Nanã Tem Um Filho Com Oxalá”


Os orixás enviaram Oxalufã nessa missão. Chegando à casa de Nanã, Oxalufã foi servido com ricos alimentos. Mas o velho pediu-lhe que fizesse um suco de igbins, de caracóis. Oxalufan (mais velho), muito sábio, fez Nanã beber com ele o suco.
Nanã bebeu do omi eró, a água que acalma (ou água do segredo). Assim Nanã foi se acalmando.

Cada dia que passava Nanã se afeiçoava mais a Oxalufã. pouco a pouco Nanã foi cedendo aos pedidos de Oxalá. Mas até então Nanã não havia mostrado a ele seu jardim.

Um dia uma mulher queixosa do marido procurou Nanã, ela, aconselhada por Oxalufã, quis ouvir ambos os cônjuges, não só a mulher, mas também o seu marido. Nanã tinha se acalmado. Mostrou de vez todo o seu reino a Oxalufã. Mostrou também como comandava os eguns. Oxalá observou tudo.

Um dia, quando Nanã se ausentou de casa, Oxalá ou (Obatalá) vestiu-se de mulher e foi ter com os eguns. Com a voz mansa como a da velha, Oshalá ordenou aos eguns que dali em diante eles atenderiam aos pedidos do homem que vivia na casa dela.

Em sua volta Nanã foi surpreendida com a afirmação de Oxalá, que ele também mandaria nos eguns.
Mesmo contrariada, Nanã acatou o dito, pois estava enamorada do velho, queria ter com ele um filho.

Mas Oxalá disse a Nanã que não poderiam ter esse filho, pois ambos tinham o mesmo sangue. Nanã estava inconformada e não aceitou o interdito.

Nanã preparou uma comida contendo um pó mágico e o pó fez com que Osaláadormecesse. Aproveitando-se do sono de Oxalufã, Nanã deitou-se com ele e engravidou. Quando acordou, Oxalá ficou muito contrariado.

Não podia mais confiar em Nana, pois Nanã se aproveitara do sono de Oxala. E Oxalá teve que abandonar Nanã, e nunca mais retornou.

OLUBAJÉ COMPLETO COM LETRA E TRADUÇÃO




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial