REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

sábado, 28 de novembro de 2015

Antropólogo lança livro no Gantois sobre mulheres de fé



A participação dos povos africanos foi fundamental para a formação da sociedade do nosso país. Vestuário, indumentárias, culinária, música, dança e, principalmente, a religiosidade.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Exu Tiriri Das Almas: História Completa



Conta a história que Exu Tiriri (das almas) é o mais elementar dos Exus de rua, é o que tem mais débitos tem com a Espiritualidade Superior. E que através dos tempos luta para redimir-se de seus erros passados.

Moforibale, o ato de colocar a cabeça no chão.



Foribalẹ é um ato de saudação e veneração, dada diretamente para um Òrìṣà ou a um Baba ou Ìyálòrìṣà. Esta saudação pode ser feita por qualquer pessoa iniciada e consagrada até um simples simpatizantes de nossa religião.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sacerdócio – Um eterno caminho de aprendizado



Acredito que como a maioria dos lideres religiosos, o sacerdócio se manifestou muito cedo na minha vida, uma pré-disposição que foi observada e orientada ainda na infância, pois tive a sorte de nascer em uma família espiritualista e em meio ao Candomblé, Jurema e Umbanda, aprendi a amar e respeitar os Orixás, os Mestres e as Entidades.

Mãe Stella de Oxossi inaugura creche e lança aplicativo yorùbá



Para Mãe Stella de Oxossi, nem de longe seus 90 anos lhe causam acomodação. Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, uma das mais importantes casas de Candomblé do país, autora de oito livros, idealizadora de vários projetos socioculturais como o "Ânimoteca",

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Entendendo Mais Sobre Bara Esu: (Exú Orixá)


Entendendo mais sobre Bara Esu (Exú Orixá) um pouco mais a fundo dentro do contexto do culto aos Orixás (Nigéria, Africa), eu trago uma breve explicação sobre realmente quem é Bara (Elegbará “aquele que habita o corpo”).

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

As Religiões Afro-Brasileiras



Poucos conhecem, mas existem outras as Religiões Afro-Brasileiras, como o Omolocô, Candomblé de Caboclo, Juremação, Toré, Pajelança, os Habitantes da Jurema, Quimbanda, Umbanda, entre outras religiões de culto espírita espalhadas pelo nosso Brasil.

Xirê Do Orixa Exú Da Nação Ketu Do Candomblé Com Letra E Tradução



Mais uma sequência de Cânticos de Exú Orixá (xirê) no Candomblé da Nação Ketu, com vídeo, áudio, letra yoruba e a sua tradução para o português para o Orixá Exú(Elegua, Bara, Eshu, Esù).
Não deixe de acompanhar o canal do Autor Ebomi no Youtube que está sempre trazendo algo novo para você que quer aprender a cantar para o Orixá.

sábado, 14 de novembro de 2015

Os significados das Estrelas


Como uma luz brilha na escuridão, a estrela freqüentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e de esperança.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Feitiço Com Exú Para Abrir Seus Caminhos



Esse feitiço para Exú Sete Poiera é para você poder abrir seus caminhos em qualquer finalidade como, trabalho, casa, paz, saúde, amor, relacionamento, etc.

Carta Magna de Umbanda



Dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Umbanda, pois foi nesta data que Zélio Fernandino de Moraes, através de sua entidade o Caboclo das 7 Encruzilhadas, promulgou o nascimento dessa religião. Apesar da Umbanda ter 107 em nosso país, somente agora foi executada uma Carta Magna, a qual dá as diretrizes fundamentais.

Livros Da Religião Do Candomblé E Orixás

Livros da Religião do Candomblé - Orixá - Umbanda - africano - ifa

REINOS DE EXÚ NA KIMBANDA



O culto da Kimbanda tem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exú-Chefe. Essas classificações são lugares e energias aonde pertence ou moram estes exús de Umbanda, mas também conhecido e cultuado no Candomblé.

Exu Na Lei Da Kimbanda



A Lei da Kimbanda vem dos bantos, dos povos Angola-Congo (candomblé). A “mistura”, ou ainda podemos dizer “sincretismo” entre o Exu-iorubá, os Ngangas e Tatás (almas de chefes kimbandeiros das nações bantas) foi o que deixou esse ar de confusão no povo, que muitos até mesmo sendo "feitos na kimbanda", não entendem, ou o que é pior, tratam-no de diabo. Na verdade, o Exu da kimbanda não é o Exu-Iorubá (Orixá ou Imalé dessa cultura).

Exu Marabô Toquinho: Feiticeiro E Bruxo



Exú Marabô na Umbanda é uma entidade também muito antiga, e também é conhecido por outro nome “”Exú Marabô Toquinho” e você poderá conhecer mais sobre ele e um lindo ponto cantado no final deste texto. Se trata de uma entidade que quando vida teve, viveu com o titulo de Feiticeiro Senhor da Tribo em uma época medieval, mais antiga que a própria antiguidade.

2 Ebós E Oferendas Para Orixa Omolu: Problemas De Saúde



Esta oferenda (ebó) é para para problemas de saúde com ajuda do Orixá Omolu (Obaluaiê), orixá ligado as enfermidades e suas curas materiais e espirituais. Muito do contrário do que as pessoas pensam, este orixá é muito rico e prospero e quando as aldeias sofriam com doenças generalizadas era Xapanã (Omolu) quem as curavam.

Trabalho Com Exú Para Proteção No Carnaval: Serve Para O Ano Todo



Esse Trabalho com Exú de Rua (Povo de rua da Umbanda) pode ser utilizada “ou deve” em qualquer parte do ano para proteção, sorte, conquistas, prosperidade sendo utilizado tanto para entidade quanto para o Orixá Bara Exu.

Feitiço Para Ficar Com O Seu Amor Ou Arrumar Um Novo



Atendendo aos meus fieis leitores eu trago para você um ótimo feitiço para ficar com seu amor ou arrumar um novo amor (namorado, namorada ou casamento), o que é bem interessante a quantidade de pessoas que vem até meu site que em geral fala sobre o Candomblé e a Umbanda pedir Simpatias, Ebós, Feitiços, Oferendas, trabalhos, pois são pertubadas por essa doença que doi muito, e não tem remédio (a não ser o tempo), que é o o mais forte dos sentimentos Amor.

Exu Pimenta: Sobre A Historia Dos Exus De Umbanda



Quando falamos sobre Exú Pimenta e sua história dizemos que é bastante emergente no movimento atual de Umbanda, suas falanges crescem a cada dia, aumentando e solidificando seu poder de abrangência e atuação dentro de nosso plano astral. De personalidade bem forte e irreverente, possui uma língua deveras afiada, sempre pronto a salpicar-nos as verdades que teimamos em esconder.

Para Arrumar Um Namorado Do Signo Da Pessoa

 

Para arrumar um Namorado(a). Escolha abaixo um dos signos que poderá completar o vazio dentro do seu coração. Escolha a melhor dassimpatias (feitiço) para trazer esse amor para junto de você, este encatamento poderá ser feito com qualquer signo que você queira e também se você souber o signo da pessoa desejada poderá fazer com que ele venha para você. Segue abaixo os signos dos zodíacos para simpatias de arrumar um amor.

2 EBÓ PARA GARANTIR BOA SORTE



Esse Ebó é para garantir a boa sorte. É um simples amuleto da sorte que defende e atrai energias positivas para dentro de sua casa. Peça uma orientação a alguém que entenda do assunto para executar este ebó.

Nomes Dos Toques Dos Orixás Na Nação Ketu Com Áudio E Vídeo



Trazendo agora os significados e o áudio dos toques de atabaques da Nação Ketu doCandomblé com os ritmos e o vídeo com as batidas e seus respectivos significados.

As Rezas Do Olubajé Obaluaiê - Com Audio E Tradução



Dando continuidade aos rituais do candomblé (Olubajé) as rezas de Obaluaiê com suas respectivas letras, áudio e tradução yoruba/português. Yaloshundêassegurando-se de que cada um foi servido, dirige-se até um convidado de grande importância de outra comunidade, exortando-o a cantar as preces do Orixá Omolu.

Ebó Para Você Progredir Na Vida



Este ebó é Para uma pessoa (você) progredir na vidade forma que as pessoas custumam se acomodar com as situações, se você está bem fique sabendo que pode ainda melhorar ou até mesmo manter sua sorte (prosperidade) do momento.

EBÓ PARA ARRUMAR UM EMPREGO COM AJUDA DE EXÚ



Esse é trabalho de Ebó para arrumar um emprego com ajuda de Exú, é para você que está atrás de um trabalho e não está conseguindo por algo que esteja te impedindo de conseguir o que almeja.

Oferenda Para Pomba Gira Rosa Caveira: Umbanda



Veja o que oferecer de presente com essa oferenda para Pomba Gira Rosa Caveirapara abrir os seus caminhos trazendo sorte, dinheiro, emprego, paz, prosperidade e tudo mais que você quiser pedir para este Pomba gira que é mulher de Exú João Caveiraentidade típica da religião espírita da Umbanda, mas também muito cultuado e prestigiado dentro da Nação do Candomblé.

Como Conseguir Ajuda Do Exú Tranca Ruas Das 7 Encruzilhadas



Hoje vou publicar como você pode conseguir ajuda do Exú Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas, não importa se você trabalha na linha de Umbanda ou de Candomblé, pois serve para os dois. Esta é uma Oferenda para você conseguir coisas boas, então não adianta tentar utilizar o trabalho como feitiço, macumba, ou algo que venha fazer mal a alguém.

Obter Prosperidade Com Exu Tranca Rua Das 7 Encruza



Essa é uma Oferenda para você obter prosperidade “emprego, dinheiro” com a ajuda do Exú Tranca Rua das 7 Encruza, pois já foi falado aqui no site sobre Exú (é ele que corre a rua para conseguir o que se pede ou deseja) ele é o senhor da dinâmica é a ele que você pode pedir coisas como dinheiro, emprego, amor, saúde, restringindo ao Orixá coisas mais sérias, não que não possa pedir as coisas para os Orixás, mas é que você não deve cansar a ou invocar a energia para qualquer finalidade, pois para isso já existe o Exu que é o mensageiro dos Orixás no Candomblé, já na Umbanda ele é o protetor e guardião.

Hierarquia Dos Exús E Pomba Gira Na Umbanda

a hierarquia de exus e pomba giras na Umbanda - as linhas de cada Orixá

Conhecendo a hierarquia dos Exús e Pomba Gira na Umbanda pertencente a cadaOrixá (Oxalá, Yemanjá, Ogum, Oxossi, Obaluayiê, Xangô).


Conta a história que Exu Tiriri (das almas) é o mais elementar dos Exus de rua, é o que tem mais débitos tem com a Espiritualidade Superior. E que através dos tempos luta para redimir-se de seus erros passados.

Èmí – A importância do Sopro da Vida

Os seres humanos são chamados ènìyàn (os escolhidos), porque eles foram ordenados “para transmitir a bondade” para o mundo, sob as ordens de Òlódùmarè. Em outras palavras, permanece a divindade na humanidade, e vice-versa.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O Tempo e o Orixá



Agimos como se tivéssemos todo tempo do mundo, como se nunca fossemos morrer, mesmo sabendo que um dia Iku chegará e nos levará.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Série Orisás: Odé - A fome do caçador, a dor da caça

(Textos baseados naquilo que vi e vivi)

Senhor da caça como seu próprio nome já demonstra, Odé(caçador), tem seu culto muito difundido no Brasil, e é presente em todas as nações africanas. É senhor da flora e da fauna, da fartura e protege aqueles que ajudam a estruturar a sociedade e buscam evolução, os pensadores, os ambientalistas,

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sexo no dia de reuniões mediunicas pode?

Eis um assunto que por mais abordado que já tenha sido ainda trás um certo ``Q´´ de ``tabu´´, sim afinal ainda hoje o sexo é atrelado as sensações e como sensações muitas pessoas vivenciam a proibição moralista imposta culturalmente pela sociedade apesar de toda aparente liberdade sexual.

Por que não comer carne na sexta-feira?


Essa tradição praticada na Sexta-feira da Paixão me intriga muito... Por que nesses dias, segundo a Igreja, não podemos comer carne de boi, porco e frango mas podemos comer peixe?

Os Orixás e as cores

Existe uma grande correlação entre as cores, pedras, metais, animais e os Orixás, vejam

domingo, 8 de novembro de 2015

COISAS DE TERREIRO... médiuns orgulhos e vaidosos



O orgulho, a vaidade e o ego levam muitos médiuns a derrocada em sua jornada de trabalho. Não é raro vermos médiuns vaidosos e orgulhosos se gabando quando recebem algum elogio ou reconhecimento de seu trabalho,

MÉDIUNS VAIDOSOS



Os médiuns vaidosos são os mais visados pelos ataques das Sombras, sempre dispostos a atender aqueles que se encontram com o ego exaltado.

Malandros - Características, nomes, imagens e frases



A Linha dos Malandros da Umbanda traz para dentro do ambiente Sagrado os excluídos da sociedade. Espíritos que em alguma encarnação, por conta do preconceito racial, foram considerados párias e marginalizados pela sociedade, mas que lidaram com essa adversidade sem perder sua Fé,

sábado, 7 de novembro de 2015

Águas de Oxum -- Joanna


Se um dia eu fui feliz
Foi Oxum, foi Oxum
Quem quis

Beira do mar cadê
Agua doce do meu amor
Agua me faz viver ô

CIGANA



A dança da cigana
é transbordar todos os sentimentos
é fazer da magia as emoções

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

RESPEITO NÃO INCLUI NECESSARIAMENTE HUMILHAÇÃO.


Se você é Médium ou iniciado de qualquer outro grau dentro da hierarquia existente no Umbanda, lembre-se que o conhecimento dos mais graduados nem sempre constitui sabedoria. Portanto, estes não podem utilizar o que sabem para diminui-lo como pessoa.

Série Orisás: Ogún

(Textos baseados naquilo que ouvi e vi)

Entre todos os Orisás o que tem personalidade mais marcante é Ogún, sempre determinado, objetivo, com ele não existe duas palavras. Senhor da guerra e do ferro, Ogún veio à terra para desbravar, para abrir caminhos para os demais orisás, ele é o nosso herói, aquele que deu ao homem as ferramentas para o cultivo da terra e construiu a base da sobrevivência, é dele o lar, é dele a agricultura, é dele até mesmo a aliança de metal que simboliza o respeito, a confiança e o amor. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Oxum Com A Dança Do Amor Traz Ogum De Volta

orixa Oxum e Orixa Ogum - Osun seduz o guerreiro de volta a cidade

Conta a lenda que o Orixá Oxum com a dança do amor consegue seduzir Ogum, e traze-lo de volta da floresta e traz de volta à forja a cidade, com a fartura e o axé.

Mão de Vumbe


Mão de Vumbe ou Mão de Nvumbe ou tirar mão de Vumbi, Maku Nvumbi, significa fazer a cerimónia para tirar a mão do falecido, e é realizada um ano após o Ntambi (a cerimónia fúnebre).

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Obsessões e suas causas



Sabemos que o fundo de todas as perturbações espirituais reside nas fraquezas morais do perturbado, as imperfeições da alma que são as portas de entrada para a influência estranha.
As obsessões são provenientes de quatro fontes distintas: Moral, Cármica, Contaminação e Auto-obsessão.

Processo mediúnico e os chackras


O processo mediúnico não se dá simplesmente no campo material. Envolve todo um complexo sistema com os múltiplos corpos que o ser humano possui, assim como os seus centros de força, que são os Chakras.

AS DORES DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL


Para os médiuns que estão em desenvolvimento espiritual pode ser muito comum a experiência de algumas “dores da evolução” em sua jornada.
As dores acontecem porque o apartar de crenças antigas ferem, mas o desenvolvimento espiritual sempre resulta em mais clareza, sabedoria e uma perspectiva do mundo mais profunda.

Incorporação e Irradiação


O ato de incorporar não é simples. Um espírito não “entra” no médium como se entra em um carro. Na verdade, a plena incorporação leva tempo e precisa estabelecer outros processos anteriores. Um deles é a irradiação.

O sentido da oferenda na Umbanda

Para melhor compreensão e para acabar com a crítica, a explicação do sentido da oferenda na Umbanda terá uma comparação com a Santa Ceia do catolicismo.

ORAÇÃO DE SÃO ROQUE

Oração à São Roque



Glorioso São Roque, alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã.

Linha dos Baianos


Os Baianos da Umbanda são guias que se apresentam com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado e arrastado. Pertencem à Linha das Almas, a mesma dos Pretos-Velhos. 

A LINHA DAS ALMAS


O chefe da Linha das Almas é Dom Miguel, que, no sincretismo católico-umbandista corresponde ao arcanjo São Miguel.

Omolú


Omolú é a Terra! Essa afirmação resume perfeitamente o perfil deste orixá, o mais temido entre todos os deuses africanos, o mais terrível orixá da varíola e de todas as doenças contagiosas, o poderoso “Rei Dono da Terra”.

QUEM FOI OBALUAÊ


Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido antigamente o Rei dos Tapás. Uma lenda de Ifá confirma esta última suposição. Obaluaê era originário de Empê – Tapá e havia levado seus guerreiros em expedição aos quatros cantos da terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas.

domingo, 1 de novembro de 2015

Série Orixás: Esú


Acredito que entre todos os Orisás, o mais conhecido é Esú, isso porque se popularizou ao ser associado ao demônio cristão e por muito tempo nos escondemos por medo, atrás de tridentes e chifres, mas que mal há em um garfo ou melhor, um rastelo?

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis