REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ACREDITE NA PRÓPRIA LUZ

Uma Médium de Umbanda (Consciente) que Incorporada com Caboclo no Terreiro de Umbanda (e ele dava o passe), certo dia questionou o chefe do terreiro se o que o seu caboclo fazia realmente ajudava as pessoas, ela achava que não era capaz e duvidava de si mesma e de sua entidade.

domingo, 27 de dezembro de 2015

A descida do poder espiritual como expresso no Odu Ifa.


A disciplina espiritual de Ifa é baseada no desenvolvimento de Iwa Pele. A expressão yorùbá Iwa Pelé, frequentemente é traduzida para significar bom caráter, significa, literalmente: Eu venho para saudar a Terra.

O Que e Moforibale? E o ato de colocar a cabeça no chão, Ou não?



Foribalẹ é um ato de saudação e veneração, dada diretamente para um Òrìṣà ou a um Baba ou Ìyálòrìṣà. Esta saudação pode ser feita por qualquer pessoa iniciada e consagrada até um simples simpatizantes de nossa religião.

Como fazer a sua oferenda de Ano Novo para Iemanjá

 
Os Orixás não são consumistas. O consumismo é uma característica perniciosa da sociedade contemporânea. Os Orixás não se importam com presentes caros, mas se importam com presentes que venham do coração.

ODÚ ÓDI OGBÉ


O Odù sacado este ano foi Òdí Ogbè (Édi Ogbè, Édi Gbèmí, Ìdí Èkúté, Ìdí Iwinlara,
Ìdíngbémi), sendo que o Odù se manifestou de forma negativa, com tendência a doenças (Ày wò
Àrùn).

Òfún’sá O Odu deste ano 2015/2016 foi Ofun'Sa Ire Ogbogbo.

Eriwo ya!


Saudamos todos vocês em nome de Òlódùmarè, Ọrúnmìlà e todos os outros Òrìşà. Nós também estendemos os cumprimentos de Àràbà Agbaye (da cidade de Ilè Ifé) a todos vocês nesta época do Ifá Festival Mundial.

sábado, 26 de dezembro de 2015

O significado das 3 cores Osún ,Efun ,Wáji .


Efun (barro branco encontrado no fundo dos rios); foi o primeiro condimento utilizado antes da introdução do Sal.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Obá – Orixá da Concentração


Obá é a Orixá que aquieta a densifica o racional dos seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados.
Comentar sobre nossa amada mãe Obá é motivo de satisfação, pois, nas lendas, resumem sua existência ao papel de esposa repudiada por Xangô.
Saibam que Obá é uma Orixá cósmica cujo elemento original é a terra, pois, ela é Orixá telúrica por excelência e atua nos seres pelo terceiro sentido da vida, que é o Conhecimento, que desenvolve o raciocínio e a nossa capacidade de assimilação mental da realidade visível ou somente perceptível, que influencia nossa vida e evolução contínua.
Ela regula os processos sobre a “Verdade dos Conhecimentos”.

ÀKÀSÀ, ACAÇÁ OU EKÓ:

SEU SIGNIFICADO:


As definições mais elementares do acaçá, dizem que se trata de uma pasta de milho branco ralado ou moído, envolvida ainda quente, em folha de bananeiras.

Oxalá cria o mundo


No começo, o mundo era todo pantanoso e cheio d’água,
um lugar inóspito, sem nenhuma serventia.

Abiasé – Gravidez no Período Iniciatório no Candomblé


Nós do Candomblé tratamos de vida e morte, de começo e fim, pois acreditamos que são dois lados de uma única força, Olorun (O Criador).

Raspar a cabeça: Vaidade X Fé



Culturalmente, o cabelo é um símbolo importante da vaidade, principalmente a feminina e o “hair business” movimenta milhões todos os anos, principalmente em marketing, o que mexe ainda mais com a cabeça e gera uma das questões mais importantes de nossa religião, raspar a cabeça.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O lado sombrio de cada signo

Quem É Onilé? Qual A Sua Importância Dentro Da Religião?


Essa lenda fala sobre quem é Onilé? E qual é a sua grande importância dentro da religião? Sendo um dos Orixás primórdios dentro do nosso culto, e merece ser conhecido devidamente e lembrando e reverenciando nas horas que assim forem necessárias.

COVERSANDO COM MÉDIUNS...


Antes de entrarmos numa corrente mediúnica, Casa, ou mesmo Gira, trabalho mediúnico... Devemos, repito... Devemos, realizar uma higiene mental. processar um exame de consciência, uma análise intra-consencial.

A Religião que eu acredito.



“A Religião que eu acredito é aquela construída por todos, no dia-a-dia, com sacrifício, suor, respeito, 
entrega, fé e amor ao Òrìsà…

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A Comida dos Orixás


Certo que os Orixás comem o que os homens comem, porém, recebem a seus pés, nos terreiros, comidas onde os modos de preparar, ao lado dos saberes: palavras de encantamentos (fó), rezas (àdúrà), evocações (oriki) e cantigas (orin) ligadas a estórias sagradas (itan), são elementos essenciais e vitais para a transmissão do axé ”

domingo, 13 de dezembro de 2015

Porrão / Quartilhão / Quartinha



O porrão também conhecido como quartilhão é uma grande vasilha feita de louça ou barro muito utilizada por muitos povos, desde a antiguidade para a armazenagem de alimentos e bebidas. Sua aparência é muito semelhante as ânforas.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

UMA LENDA DE CABOCLO BAIANO


Um conto diz que Lampião e Zé Pelintra, no além, estiveram a ponto de brigar por causa de Maria Bonita, que o segundo resolveu cortejar.

A COSMOLOGIA YORUBANA

No princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, o espaço sagrado dos orisás, e o Aiyê, o espaço dos seres vivos. Os orixás são os santos do candomblé, representantes das forças da natureza, que têm ligação direta com os elementos água, fogo, terra e ar, e tudo o que está contido neles.

ÌKÚ - MORTE



É visto como um agente criado pôr olódùmarè para remover as pessoas cujo tempo na Terra tenha terminado. A morte é denominada Ìkú, e trata se de um personagem masculino.

Olódùmarè


Olo: significa expansão e poder;

Dun: significa tempo e longevidade;

Má: significa criação dos quatro pontos cardeais do Universo,
representados pelos quatro primeiros Odù:

sábado, 5 de dezembro de 2015

Nanã Tem Um Filho Com Oxalufã: Lenda


Conta a Lenda que Nanã tem um filho com Oxalufã, ela era considerada grande justiceira. Qualquer problema que ocorresse, todos a procuravam para ser a juíza das causas. Mas sua imparcialidade era duvidosa.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Série Orisás – Osanyin, pássaro de Olorun



Osanyin é o senhor das ervas, das folhas, essas que cobrem a terra, essas que tratam dos males do corpo e da alma.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ODÍDE: O papagaio cinza africano de cauda vermelha

Quem de nós, adeptos do culto de Òrìsà, não conhece a pena de cor vermelha denominada ìkóòdíde? Amplamente utilizada em nossos rituais?

Os caminhos de uma Abian



Eu sou uma abian e sou uma abian feliz. Estou começando a frequentar a casa de santo onde irei me inciar de uns meses pra cá e devo entrar pra fazer santo entre janeiro e fevereiro

ÈLA – O PRINCÍPIO: O que é ou quem é ÈLA?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ÈLA?

ÈLA – O PRINCÍPIO: O que é ou quem é ÈLA?

O que é: o princípio da ordem; aquele que mantém o mundo acertado e em ordem. ÈLA veio para a terra no ODU de OBARA OYEKU.

ÒRUNMILÀ / IFÁ

A filosofia de Ifá é uma das mais antigas formas de conhecimento revelada a humanidade. Infelizmente as revelações de Ọrúnmìlá, têm desde o início dos tempos, sido escondidas no mais completo sigilo e aqueles que poderiam dispor de tempo e possuir horas de folga para adquiri-los,

Ôrunmìlá é a incorporação da sabedoria

Òrúnmìlá é a incorporação da sabedoria (Ògbón), da paciência (suurú), do conhecimento, e da mistificação divinatória no sentido mais puro.

A Iniciação no Candomblé

Em Portugal, no Brasil e em vários lugares do mundo existem milhares e milhares de pessoas que, maravilhadas pelo mistério dos Orixás, quer sejam descendentes de africanos,

A Iniciação no Candomblé (Parte 2)

Porquê “fazer santo”?

Conhecer a si mesmo: pressuposto básico para a realização pessoal em todos os níveis. Desde sua origem, o ser humano anseia pelo encontro com o Infinito.

O Ritual de Iniciação no Candomblé

O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.

Longo Caminho do Aprendizado no Candomblé

Há muito tempo me questiono sobre a forma como são educados os iniciados da nossa religião, já falei disso em outra oportunidade, mas agora, tenho dedicado mais tempo a desvendar os mecanismos do aprendizado e de apreensão das informações. Sem querer me passar por Antropólogo ou Historiador, somente um filho de santo com questões e dúvidas a esse respeito.

As Kuras de Fecho do Corpo


Durante o primeiro processo de iniciação, que normalmente tem a duração de 21 dias, são diversos os rituais que têm lugar, e pelos quais os Yaôs têm que passar para poderem receber o seu Orixá de forma íntegra.

Logun Edé


DIA: Quinta-feira

CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro

SÍMBOLOS: Balança, Ofá, Abebè e Cavalo-marinho

ELEMENTOS: Terra (floresta) e Água (de rios e cachoeiras)

DOMÍNIOS: Riqueza, Fartura e Beleza

SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!!

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis