terça-feira, 8 de março de 2016

Obaluaiê Tem As Feridas Transformadas Em Pipoca Por Yansã


Conta a lenda que o Orixá Omolu Obaluaiê tem as feridas curadas e transformadas em pipoca por Yansã e se tornou muito bonito e respeitado pelos Orixás e no culto Lesé Orixá.


Chegando de viagem à aldeia onde, nascera, Obaluaê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás.

Obaluaê não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência.Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.

O Orixá Ogum, ao perceber a angústia do orixá, cobriu-o com uma roupa de palha que ocultava sua cabeça e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos.
Apesar de envergonhado, Obaluaê entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho.

Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia, Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão.

O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas ekejis. Yansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de mariô, levantando as palhas que cobriam sua pestilência.

Obaluaê Tem As Feridas Transformadas Em Pipoca Por Yansã


Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Obaluaiê (Omolu) pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão.

Obaluaiê, o deus das doenças, transformou-se num jovem, num jovem belo e encantador.

Orixá Obaluaê e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos (Eggun), partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

No candomblé tem sua ritmo próprio (toque) o Opanijé, sua saudação é Atotô (silêncio!!), seu dia da semana é segunda-feira, suas contas (colar) preto com branco, entre outras cores.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial