domingo, 1 de maio de 2016

Billy Paul, uma voz com a potência de Xangô


Xangô, o senhor do raio e do trovão, é um Orixá enérgico e conquistador. Seus filhos desfrutam da ousadia e elegância do Orixá-rei.
O cantor Billy Paul tinha o encanto e a força de Xangô. Nada mais impressionante do que o estrondo de um trovão. A voz de Billy era possante. Ele ia do grave ao agudo numa notável naturalidade, tanto que admitia a influência de cantoras como Ella Fitzgerald e Nina Simone.

Em 1972 emplacou o seu maior sucesso: "Me and Mrs. Jones". Essa canção vendeu nos Estados Unidos dois milhões de cópias, lhe rendeu o Grammy, o disco de ouro, e o fez ser conhecido mundialmente. "Me and Mrs. Jones" também foi a música mais tocada em todo o mundo naquele ano, chegando a 12ª posição no início de 1973.

No ano de 1977, Billy Paul emplacou novo hit: "Only The Strong Survive" lançada em 1968 por Jerry Butler. Com estilo muito próprio, Billy fez da canção um sucesso do movimento que dominava a época, a "disco music".

Outros grandes sucessos inesquecíveis também estiveram em primeiro lugar nas paradas: "July, July, July, July", "Thanks for saving my life", "When love is new", "Let´em in", "Lest's make baby" e "Mrs Robinson".

Billy gostava do Brasil, tinha grande admiração pela música brasileira e dizia-se fascinado pelas obras de Tom Jobim, Elis Regina e Jorge Ben Jor. Ele esteve várias vezes em nosso país fazendo grandes apresentações. Em 2012, veio ao Rio de janeiro e levou 25 mil pessoas ao Parque de Madureira. A sua última apresentação aqui foi em agosto do ano passado, quando se apresentou em São Paulo, no Festival Soul Mates.

Billy Paul faleceu no último domingo, aos 81 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

Assim era Billy Paul, elegante e com a voz ao estilo de Xangô.

"Okùnrin oun wiwo kelulé wo ìwà!" (O homem é eternizado por suas qualidades!)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial