quinta-feira, 14 de julho de 2016

Éèríndílógún e Ifá.


Éèríndílógún, ou, òrìsà dídá, é o nome pelo qual o jogo de dezesseis búzios é conhecido na religião tradicional Yorùbá.
Dizer que o jogo de búzios é Ifá, é de fato um grande erro, Ifá se trata do òpèlè e do ikin, utilizados no culto de Òrúnmìlà.
O jogo de búzios é utilizado pelos sacerdotes de orixá, não de todos, mas, principalmente: Obatala, Osun (Oxum), Esu (Exu), Sango, Yemoja, entre alguns outros.
Existem algumas versões sobre a criação do jogo de búzios, duas conhecidas por mim:

Ifá e Oxum:

Orunmila era casado com Oxum e essa o acompanhava em todos os atendimentos, dessa forma Oxum aprendeu sobre alguns Odu e assim, criou um novo sistema de consulta, que utilizava os 16 odu que Ela, Oxum, dominava.

Outra versão:

Obatala

Obatala teria criado o sistema do jogo de dezesseis búzios, que contém os dezesseis odù Òòsà, sendo eles:
Okanran, eji oko, ogunda, irosun, ose, obara, odi, ogbe, osa, ofun, owonrin, ejilasebora, e outros quatro que variam de acordo com a região e o culto.
Esse sistema, Obatala teria passado para Oxum e essa teria passado para os outros irunmole.

O importante é compreender que, o jogo de dezesseis búzios não é exclusivo de Oxum e não é apenas a mesma que responde no oráculo e sim o irunmole para qual os búzios foram consagrados na iniciação. Diferente de Ikin e opele, que são sacralizados exclusivamente para Ifá (Orunmila).
É importante destacar que, o jogo de búzios é tão amplo e complexo quanto o sistema de Ifá, não se trata de um oráculo intuitivo, tampouco de um sistema de decorar palavras chaves, para manipula-lo, o sacerdote deve ter sido treinado e ter conhecimento dos ese de cada um dos 16 odu utilizados.
O jogo de búzios não é inferior ao Ifá, inclusive, se um sacerdote de orisa conhece mais histórias do jogo de búzios do que um sacerdote de Ifá conhece em Itàn odu, certamente o alcance do jogo de búzios será maior. Digo isto para combater a falsa propaganda de que um oráculo é superior ao outro, isso é mentira!
O que pode ser superior ao outro, é o conhecimento do sacerdote e isso é independente do oráculo e do culto.
Exemplo, se um Tarólogo tem um conhecimento profundo de tarot e um sacerdote de orisa tem um parco conhecimento do jogo de búzios, certamente a consulta de tarot será melhor e mais profunda.

É preciso ter atenção e tomar cuidado com a propaganda, diminuir um sistema para exaltar o outro, ignorando completamente a importância do conhecimento profundo, é algo muito perigoso.

Que Ifá e Obàtálá abençoe a vida de vocês leitores, ire o!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial