segunda-feira, 15 de agosto de 2016

momento curioso: Fontes, referencias, pesquisa.


Fontes de pesquisa: são os meios que adquire fundamentos para formalizar a pesquisa.
Ex.: internet, livros, revistas, jornais, de campo, etc.

Referências bibliográficas: apresentação das fontes que fundamentaram sua pesquisa.

Finalidade: retrata que executou a pesquisa na fonte e citou com suas palavra o seu entendimento.

Bibliografia: retirada direta de citações da fonte de pesquisa.

Explicação: O tema após selecionado, procura-se fontes de pesquisa para obter fundamentos, concluído, monta-se o trabalho com suas palavras e cita as referências que formalizou suas concepções.

Técnicas e procedimento:
como você vai conseguir fundamentos concretos para concluir a pesquisa. Tem a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.

Fonte primária

Uma fonte primária é um documento ou pessoa que providencia uma evidência directa de um determinado estado da arte; por outras palavras, uma fonte muito próxima à situação sobre a qual que você está a escrever. O termo muitas vezes refere-se a um documento produzido por um participante ou observador de um evento. Poderá ser um relatório oficial, um documento original, um relato jornalístico efectuado por quem observou um evento ou uma autobiografia. Estatísticas compiladas por um organismo oficial também são consideradas fontes primárias. No geral, os artigos da Wikipédia não deverão depender de fontes primárias, mas sim de fontes secundárias que sejam confiáveis e oriundas de uma análise cuidada de fontes primárias. Usar correctamente material que seja fonte primária requer treino, especialmente em assuntos de temática histórica. Os artigos da Wikipédia poderão fazer uso de fontes primárias somente se estas tiverem sido publicadas por entidade confiável. Não poderão ser usadas fontes primárias cuja informação não foi disponibilizada por fonte confiável.

Fonte secundária


Uma fonte secundária sumariza uma ou várias fontes primárias ou secundárias. Fontes secundárias produzidas por académicos e veiculadas em publicações académicas são escrutinadas e controladas quanto à sua qualidade, sendo portanto incutidas de autoridade.

Fonte terciária
Uma fonte terciária normalmente sumariza fontes secundárias. Uma enciclopédia, por exemplo, é uma fonte terciária.

 A Wikipédia é uma fonte terciária. Ela não pode utilizar citações dela própria como sendo fonte de informação: isso seria uma autorreferência. Há muitas informações confiáveis que recaem no conceito de fonte terciária, tais como as da Encyclopædia Britannica. Note que artigos não assinados da Encyclopædia Britannica, do World Book e da Encarta são escritos por colaboradores que poderão não ser especialistas nas matérias abordadas, e que portanto podem não gozar da mesma credibilidade que outros artigos que estejam explicitamente atribuídos. Mesmo assim, para efeitos editoriais da Wikipédia essas fontes são vistas como sendo confiáveis. Se um usuário tiver a ambição de escrever um artigo que seja melhor que um equivalente numa outra enciclopédia, deverá ter em mente que não bastará somente basear-se numa dessas fontes terciárias. Portanto, e no geral, tal como as fontes primárias deverão ser tratadas com o devido cuidado (ver acima),as fontes secundárias são a matéria-prima nas quais os artigos da Wikipédia deverão depender para serem referenciados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial