domingo, 13 de novembro de 2016

PODEROSO LEÃO GUERREIRO DE ANGOLA


HOXI MUKUMBE
Mukumbi (kimbundu)

É uma poderosíssima divindade ligada ao ferro, o segredo dos mistérios das árvores está intimamente ligado a esta divindade.
A árvore símbolo de seu assentamento enterrado é a cajazeira.
Ele caça e cria ferramentas formando civilizações. É Mukumbi que sabe o que acontece em outras sociendades e também é o patrono da caça e das florestas. É o Deus que se comunica com os espíritos dos céus, da selva, dos pastos e somente com sua ferramente a pessoa pode ir ao mbalale em posição fetal na árvore sagrada.

Onde dois pedaços de ferro é unido e invocado, a divindade está lá. Patrono dos ferros, da agricultura, da caça, das florestas, do céu, do pasto e até mesmo da tecnologia. O senhor da guerra e dos ferros. Representa o conjunto dos guerreiros. No Brasil é conhecido como Deus guerreiro. Sabe trabalhar com metal e sem sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso. Como Nkisi, Nkosi é o Deus do ferro, dos ferreiros e de todos aqueles que utilizam esse metal: agricultores, caçadores, açougueiros, barbeiros, marceneiros, carpinteiros, escultores. O número 7 é, pois, associado a Hoxi (ao leão) e ele é representado, nos lugares que lhe são consagrados, por instrumentos de ferro, em número de sete, nove, catorze ou vinte e um, pendurados numa haste horizontal, também de ferro: lança, espada, enxada, torquês, facão, ponta de flecha e enxó, símbolos de suas atividades. Essa representação tem origem no Candomblé. 

É o Deus associado as brigas e guerras, mercuriano por excelência e porteiro do céu. Trazendo temperamento dominador, autoritário e violento onde mata impiedosamente sendo uma divindade devoradora de almas. 

Divindade estrelar.
É o Nkise da guerra, das estradas. É a ele que se fazem oferendas com o fim de obter abertura de caminhos. Nkisi Nkosi, Divindade Bantu de origem Kongo, é comparado erroneamente ao Orisá Ogum dos Nagô Yorubá.

Nkosi =Leão - na língua kikongo dos povos Bakongo (plural de Kongo).

Divindade (Hamba) com seus campos de atuação no universo ligados a agricultura, pastorear animais, a estradas e caminhos, no sentido de abrir, andar para frente, ir em frente.

No culto e tradição religioso dos povos Bantu, nossas Divindades são únicas e independentes, não existindo raças e nem qualidades, por isso temos Divindades ligadas as situações sitadas acima (agricultura, pastorear, caminhos ....) cada uma ocupando seu espaço individual na natureza...

Nkosi....Aquele que guerreia por nós! Na língua Kimbundu (dos Angolanos) essa Divindade é chamada de Mukixi/Mukisi (plural - Jinkisi) é conhecida e cultuada com o nome de "Hoxi ou Hoji", que também significa "Leão".

Hoxi Mukumbi é conhecido em África Bantu pelos nativos Angolanos como, " o leão devorador de almas".... Divindade temida por muitos nativos Angolanos!

No culto de origem Bantu, quando um filho (mona) é kundula (confirmado) para o cargo de kambondu e recebe o título de Tata Pokó (pai da faca) e sua cabeça (mutuê) pertencer à Nkosi ou Hoxi, dependendo da raiz, ele realmente fará jus ao seu título, será uma referência na inzo (casa) à qual pertence, pois Nkosi é o dono das armas de corte como: faca, facão, foice, tesoura, punhal, navalha e etc...

Nas jinzo (casas) religiosas das nações Angola e Kongo Angola, a casa (inzo) de Nkosi ou de Hoxi, onde se cultuam seus assentamentos (kuxikama/kunda), é exclusiva para ele, uma vez que ele não admite dividir sua casa com outras Divindades!

O campo de atuação desse Nkisi/Mukisi no corpo físico e na natureza humana é o plexo solar, nos desejos, emoções e raciocínio.

Filiação: Nkaia e Lembarenganga.
TATA EMANTOA

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial