REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O Panãn (Pònòn)- O Ritual de Transição.

Panãn, um rito de transição em vias de extinção.

Meu empenho nesse new post é de melhor esclarecer e debater o que já se julga saber por ser de domínio mais ou menos público, entre o povo de santo, sobre uma das cerimônias que precedem os “Ritos de Iniciação e Consagração de um Neófito”, preservando na esfera do silêncio os fundamentos do Panãn.

Hunjegbe - Quem Pode Usar No Candomblé?


O Hunjegbe e quem pode usar no Candomblé, existe uma grande discussão sobre esse assunto polêmico, então iremos começar falar o que é, e para que ser e tamanha importância dele no culto ao Orixá. Hunjegbe é a pronúncia certa que quer dizer “ hun” ( diminutivo de vodum) “ je (jóia) "gbe” ( vida), portanto é o yan consagrado a Dangbé por que quando Sogbô perdeu o hunjegbe foi bessem quem desceu ás águas e retornou com ele na boca. 

Éèríndílógún e Ifá.


Éèríndílógún, ou, òrìsà dídá, é o nome pelo qual o jogo de dezesseis búzios é conhecido na religião tradicional Yorùbá.

Dia dos cablocos, 2 de julho.


2 de julho dia da independencia da Bahia e dia dos caboclos. Na Bahia, se algo vai mal, o conselho que se dá, quando parece não haver outra solução, é “chorar no pé do caboclo”.

O Poder e a Hierarquia


Ter poder, e ser de fato detentor de algum poder, são situações distintas em uma comunidade religiosa de Candomblé, isso no meu entendimento. Veja que sempre me refiro ao meu entendimento pessoal, porque o que escrevo é fruto da minha vivência religiosa.

O Que É QUIZILA: Ewó “Não Pode”


O que é a quizila (ewó), é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas, quer seja fisicamente, causando algum mal estar, ou, na vida pessoal gerando algum "atrapalho" ou perda; e, acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos;

A semana é do caçador Hunlestan


Astral da Semana: HUNLESTAN 11/07/2016

MÉDIUM ? VAI TRABALHAR MEDIUNICAMENTE ?


" DICAS PARA MÉDIUNS "

PARA UM BOM TRABALHO MEDIÚNICO... O MÉDIUM PRECISA DORMIR BEM, ALIMENTAR-SE COM QUALIDADE, NÃO INGERIR COMIDAS E BEBIDAS QUE VENHAM INTERFERIR NEGATIVAMENTE JUNTO AOS CHAKRAS BÁSICO, ESPLÊNICO, GÁSTRICO, CONSEQUENTEMENTE VIBRANDO NEGATIVAMENTE AOS DEMAIS CHAKRAS.

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis