sexta-feira, 31 de março de 2017

Exu Da Meia Noite


Laroiê Seu Meia Noite.

Um Exu muito conhecido em todo o meio espiritualista, seja Umbanda, Quimbanda e até mesmo no Candomblé, isso é devido a sua grande importância no decorrer dos trabalhos. Uma coisa que deve ser entendida é que nosso dia tem quatro horários importantes: Meia noite, seis horas da manhã, meio dia e seis horas da tarde, pois em cada hora dessas ocorre uma grande troca de energia, não sendo propicia ou auspiciosa para muitos trabalhos. Concentremos na meia noite ou "Hora Grande", é o momento em que trocamos de dia, em que a Terra completa seu movimento de rotação, muitos espiritualistas não trabalham com nada durante essa hora aguardando um tempo depois para começar suas tarefas. Esta falange de Exus ganhou esse nome porque na meio noite, abre as portas do nosso mundo para os demais, lembrando que são nove de acordo com os Iorubás, até mesmo por isso temos Iansã (A mãe dos nove Oruns), ou seja, essa entidade durante essa faixa de hora vibracional conecta os mundos, interligando nos as entidades.

Lembrando que a palavra Exu tem o significado de "A beira de, na margem", não que eles sejam marginais, mas que sim estão mais próximos de nos, por isso tem a função de mensageiros, pois interligam se tanto na Aiê ( Terra) quanto no Orum (céu, morada dos Orixás), então Exu da Meia Noite ou Exu da Hora Grande, é um mensageiro que durante essa hora exerce maior função nos trabalhos, abrindo e fechando caminhos, tanto os nossos quanto das outras entidades.

Atua muito bem como feiticeiro, dizem até ter tido ligação com São Cipriano, trabalha muito bem em encantamentos e feitiços, vale ressaltar que vai da indol e do consulente pedir, não é culpa da entidade que nos pedimos o mal, desmancha trabalhos e abre nossos caminhos. Trabalha juntamente com Exu da Capa Preta, em alguns terreiros são até mesmo confundidos, pois trabalham de forma parecida. Durante a incorporação assume caráter brincalhão porém respeitoso, elegância e bom porte, boa comunicação, no entanto gosta de ser direto, preferindo resolver os problemas no ato. Exige bom comportamento do médium, que cumpra todas as suas obrigações preparatórias para ir ao terreiro, até mesmo por isso existam poucos que o incorporam. Utiliza da Capa assim como seu companheiro de trabalhos, fuma bons charutos e seu Otim (bebida) é o conhaque, porém gosta de um bom Whisky, além de beber cerveja branca como os demais. Devido a forte ligação com passagens entre mundo e resgate de Eguns (espíritos desencarnados) tem ligação com Iansã, mas também é um Exu de Ogum, ou seja, um Exu de caminhos, sua companheira é a Bombo- gira Dama da Meia noite que tem certo laço com a falange de Maria Padilha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial