quinta-feira, 18 de maio de 2017

ABIAN (NÃO INICIADO)


Não existe casa de Candomblé ser os Abians, são eles que dão dinamismo as tarefas corriqueiras da casa.

Abian e o "novato" é a pessoa que foi em uma comemoração da casa e se apaixonou pelo Candomblé e ai resolve mudar sua vida e conhecer essa maravilhosa religião, um novo universo se abre para ele, tudo e desconhecido, intrigante até estralho, afinal a vida dentro de um Roça e bem diferente da vida esterna, tem muito trabalho, todos estão sempre atarefados ou em uma roda de conversa aprendendo algo novo com uma irmão mais velho, muitas coisas são inacessíveis para um novato e isso e desafiador.
O frequentador exclusivamente das festas de candomblé chama-se Lemóvio-mu (palavra em iorubá), e nada tem a ver com Abian. E por isso, Abian é toda pessoa que entra para a religião do Candomblé, depois de fazer uma consulta através dos búzios com o sacerdote/ babalorixá, e após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas ou o e bori/ bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do orixá pedir a iniciação. Só deixará de ser abiã quando for iniciada, sendo então um Yahoo, equede ou ogã.
No inicio do conviveu dentro de uma casa de axé e massante e cansativo pois cabe aos abians da casa as tarefas de varrer, lavar o chão, capinar, lavar a louça etc. e um período de adaptação e conhecimento para saber se é essa a nova vida que deseja, será sua nova casa e sua família.
Candomblé e um lugar onde se trabalha muito mesmo depois de iniciado, sempre terá muito trabalho, mas é onde aprendemos muito sobre conviveu social, sobre os elementos da natureza, sobre o poder do Orixás e sua força transformadora e no Candomblé onde nos despimos de todo preconceito, egoismo, individualismo, soberba, maldade e aprendemos a ser nossa melhor versão!
O termo Abyan significa "aquele que nasceu do yan"(fio único) por isso que o Abian deve usar apenas roupas bem simples e brancas e carregar apenas um fio no pescoço, de preferencia branco, porque ainda não sabe de qual Orixá será iniciado, apenas após ele conhecer como é ser do Candomblé, conhecer os Orixas, suas danças e canticos e ter certeza que nasceu para ser um Elegun e que se deve iniciar o Abyan, tudo no seu devido tempo para que não haja conflitos.

Passar esse tempo como Abyan irá o engrandecer como pessoa, porque saberá o que é ser humilde; não se deve humilhar um Abyan, quem o faz desrespeita sua própria historia, porque o mais velhos do Egbomys e sacerdotes foram um dia um Abyan!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial