quarta-feira, 31 de maio de 2017

EXU DOS VENTOS OU VENTANIA Exu Ventania ou Exu 7 Ventanias

·Bechaud - É o primeiro comandado de Exu Calunga e possui enorme força de atuar sobre os ventos e as tempestades de qualquer natureza, tais como: chuva, granizo, maremotos, terremotos, etc.

Sua apresentação é na forma de um espírito negro , e sua conformação corpórea é perfeita , isto é, envolta em nuvem de fumaça negra e seus pés não aparecem apresentando uma forma de funil semelhante a um ciclone. Exu dos VENTOS trabalha com animais peçonhentos principalmente sapos e cobras venenosas.
Sobre o Exu dos Ventos
A escultura com este título foi executada há 8 anos no atelier da Avenida Garibaldi, em Salvador, Bahia, e se encontrava na entrada do Parque de Esculturas do Espaço Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu, como a mais importante escultura por sua característica e monumentalidade.
A obra foi adquirida, pessoalmente, pelo Prefeito Paulo Conde quando em Salvador inaugurava o monumento ao Deputado Luis Eduardo Magalhães. A transação está sendo realizada pela empresa LAMSA que intermedia a aquisição e instalação na Linha Amarela, se possível, num local de entroncamento viário.
A escultura não foi criada para ser cultuada por nenhum grupo ou vertente religiosa, é apenas uma escultura contemporânea de grande porte, como muitas outras de minha autoria, inspiradas, algumas delas, nas figuras legendárias dos Orixás do Candomblé, isto sem sujeição documental ou ortodoxia iconográfica.
O próprio título "Exu dos Ventos" (ou se quiser "das tempestades") é alheio à liturgia religiosa afro-baiana, já que Orungan é que é o senhor dos ventos. Trata-se de uma montagem de largas proporções e, curiosa e paradoxalmente, utilizei recortes (sucata) de um relevo monumental de uma cruz cristã, executada para a lateral do importante edifício da Casa do Comércio da Bahia.
O que me parece importante para a criatividade nas artes visuais é o objetivo do enriquecimento da cultura humana. Os temas podem se inspirar em qualquer culto religioso ou personagem legendário, sem que seja necessária a função unicamente religiosa.
Para o artista, o que importa é a inspiração motivadora, ele não necessita estar envolvido diretamente com o culto religioso, ao contrário. A arte, através dos tempos, tem contribuído para a cultura, enriquecendo-a. O que a arte representa o enriquecimento da tradição através da multiplicação interpretativa, quebrando, assim, a rigidez da ortodoxia religiosa ou profana.
As religiões chamadas universais, que têm uma riquíssima tradição nas artes, representam, potencialmente, os mesmos elementos motivadores de um culto tribal africano. O cerceamento da liberdade interpretativa nas artes aponta na direção da intolerância e do obscurantismo.
O "Exu dos Ventos" é uma escultura livre de preconceitos, que responde, apenas, pela interpretação e criatividade de um personagem simbólico e legendário, cujas raízes ancestrais encontram-se na África. A mesma África, que, segundo estudiosos, deu origem à sociedade humana.
É o "Exu dos Ventos" uma escultura móvel (mobile) na qual se percebe apenas o corpo apoiado no piso, com costelas que servem de escada para manutenção da peça, sobre a qual equilibra-se o tronco e dois braços extremamente geometrizados, que, por sua vez, é encimado pela forma de uma cabeça na qual se percebem um olho e dois chifres.
Todo o tratamento da escultura é feito em planos simétricos com articulações angulares. A existência dos chifres na figura é uma das poucas interpretações da arte popular baiana, já que o Orixá Exu, na África, é cultuado na forma de um falus fincado num montículo de terra.
A criatividade é fruto da imaginação do autor através de um processo metafórico em que o tema inspirador é transfigurado pelo artista, adquirindo, assim, uma representação não-religiosa, e sim artística.
Ao longo dos últimos 50 anos da minha atividade de artista, tenho usado temas que abordam representações mais ou menos figurativas, muitos deles inspirados nas figuras do panteon afro-baiano, indígena e cristão.
historiasdeterreirosdeumbanda
ExuVentania
"Exú Ventania é um grandioso espírito, iluminado, guerreiro, amigo, irmão. É brincalhão, mais na hora da verdade é sério. Não deixa a conversa pela metade, é franco, verdadeiro, é amigo de fé, irmão camarada.
É meu compadre de todas as horas, trabalha com a maravilhosa Maria Padilha, são amigos confidentes. Trabalha para o bem, mais no entanto se você merece receber seu galardão, faz de tudo para que você receba de imediato.
Esse é Exú Ventania, amigo dos amigos!
Vibração
Ventania é um espírito muito atencioso! Existem 4 Orixás com quem ele trabalha em sua falange.
Ele vibra na seguinte ordem:
Iansã
Xangô Ogum
Oxalá
Ele é a força viva de Iansã, tempestuoso, firme em suas atitudes; Justiceiro como Xangô; Guardião dos caminhos como Ogum e protetor contra demandas; e Calmo, esperto e tranquilo como Oxalá.
Esses 4 Orixás são os que regem meu envoltório, então ele serve os 4 Orixás informando que para ele os 4 Orixás formam os 4 Pontos Cardeais, tal como o Vento corre, Norte-Sul-Leste-Oeste.
Trabalhador da Encruzilhada é feliz trazendo a paz, o axé e a alegria diante a sua face.
Laroyê Sr. Ventania.
Pontos do Exú Ventania
Deu meia-noite,
A lua se escondeu.
Lá na encruzilhada,
Dando a sua gargalhada
Ventania apareceu.
É laroiê! É laroiê! É laroiê!
É mojubá! É mojubá! É mojubá.
Ele é odara e quem tem fé em Ventania
É so pedir que ele dá.
----------------------------------------
Lá naquela Encruzilhada,
Tem presente pra você!...
Venta, Venta, Ventania
Venta lá que eu quero ver!...
---------------------------------------
Lá na Encruza, na Encruza, existe um Homem Valente ,
Com sua capa e cartola e a ventarola com ele
É madrugada, é madrugada, ele esta do meu lado
Por isso eu te digo ô Ventania, você é meu ADVOGADO .
-------------------------------------------------------------------------------
Ventou, Vento Ventou na Encruzilhada, Ventou, Seu Ventania aqui chegou. .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exú Ventania
Venta Seu Ventania
Venta Seu Ventania
Seu Ventania ventou
Iansã quem mandou
-------------------------
VENTANIA
Venta toda noite,
Venta todo dia,
Eu Exu dos ventos,
Lá das 7 ventanias.
-------------------------------
Que vento é esse que vem vindo lá,
É o seu Ventania que vem vindo trabalhar.
-----------------------------------------------------
EXU VENTANIA
Ventania balançou
Folha caiu na encruza
Era o Exu Ventania
Com ele ninguém abusa
---------------------------------------
LINHA DO ORIENTE
Oriente é…
O lugar da paz,
O lugar da vida,
O lugar do amor!…
Eu sou exú,
Seu Ventania,
Na Linha do Oriente.
Oriente é…
---------------------------------------
Seu Ventania é amigo, camarada .
Não mexa com Ventania Que faz da vida um Temporal .
--------------------------------------------------
Deu meia noite,
Na terra e no mar!...
No mato e na calunga,
Em todo lugar!...
Bis
Seu Ventania
Não tem hora pra chegar!
Bis
Depois da meia noite,
Chega em qualquer lugar!...
Bis
Deu meia noite...
---------------------------------
Exú Ventania
Ventania é um amigo leal,
Ventania é um exu que vence o mal...
Quando ele vem, beirando sua porteira
Ele não bambeia ele é exu ele é leal....
--------------------------------------------
Venta a noite, Venta o dia,
Sou Exú da Ventania!...
Bis
Na companhia de Exú Rei,
Ventania!...
--------------------------------
(Subida)
Vento ventou,
Ventania vai embora!...
Bis
Vai pro lugar da paz,
Vai pro lugar do amor!...
Vento ventou...
Laroiê Mojubá Seu Ventania

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial